Descendentes de cidadãos italianos via paterna (homens) têm direito à cidadania italiana, sem qualquer restrição (diferente do que ocorre na cidadania italiana via materna). O processo pode ocorrer pela Itália (administrativo ou judicial) ou pelo Brasil (Via Consulado). Os prazos, no entanto, são bastante diferentes: enquanto na Itália varia de 3 a 24 meses, no Brasil, a espera pode levar de 2 a 13 anos.
Cidadania italiana pela Itália
Na Itália, os prazos para obter a cidadania são muito menores que no Brasil. Existem duas vias: administrativa ou judicial. A via administrativa na Itália é o processo mais rápido e leva em média 3 a 7 meses. No entanto, é necessário que o requerente viaje para a Itália e permaneça pelo período necessário.
O processo por via judicial tem a grande vantagem de não exigir o deslocamento e a permanência na Itália, e pode ser realizado por procuração à um de nossos advogados parceiros. O prazo de conclusão pode variar entre 12 e 24 meses.
Devido ao grande tempo de espera no Brasil, os processos via administrativa (via paterna) ou judicial (via paterna e materna) na Itália são opções mais atrativas para quem deseja obter a cidadania italiana de uma forma rápida e segura.
Cidadania italiana pelo Brasil
No Brasil, o processo para reconhecimento da cidadania é mais demorado do que na Itália, devido às longas filas que ser formaram nos consulados italianos ao longo dos anos. O tempo de espera no Brasil costuma variar entre 2 e 13 anos, dependendo do consulado.
Se o pedido for para filhos menores de 18 anos, quando pelo menos um dos pais já possui a cidadania, o processo é bem mais rápido, e costuma ser concluído em aproximadamente 90 dias.